segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Notas do subterrâneo: matar ou morrer (ou correr).


         Tenho amigos a favor da pena de morte. Inimigos também. Em geral, religiosos, nunca da mesma denominação. Fico pensando porque eu , ainda que compreenda existir o homicídio como uma relação animal possível, seja tão serenamente contra a pena de morte. Descobri que talvez eu não seja.
        Acabo de ler sobre Lutero e a instituição da igreja luterana. De como as relações com os principados partira de um afastamento teológico completo para uma noção delicada de tolerância religiosa que visa aquilo que toda igreja monopolista almeja: o monopólio. Espalhar a Palavra a partir da ortodoxia, constituindo assim um parâmetro universal tanto para a realização da Graça por via da irmandade produzida no seio da Igreja quanto uma forma de definir o comportamento correto pautado a mesma seara da evitação e expiação dos pecados. O ascetismo e a legislação concebida por via do Evangelho parecem poder oferecer uma noção rigorosa de conduta, mas ao mesmo tempo afastada do controle governamental. Ledo engano. A Igreja produz efeitos mundanos exatamente para garantir as condições para que a Palavra seja propagada, e deve criar seus pares, germanos e rebentos de forma a serem eles mesmos propagadores seguindo o mesmo ímpeto que conduz a formação da ratio estudiorum jesuíta. É preciso conduzir. E nisto acontece aquilo que todo defensor de sua própria vida chamaria de percalços. Da excomunhão de pessoas que não saldam suas dívidas monetárias, tal como nota a história da cristandade em um de seus capítulos, a relação entre igreja e território que participam não somente da imaginação mas da própria condição para a fé na Europa dos séculos XVI e XVII demandaram não somente uma sorte de aliança entre Lutero e uma gama de principados, especialmente no caso de Wittenberg, quanto a reforma da relação entre Lei Positiva e Evangelho que o mesmo Lutero, quando novo, tanto se esforçou por querer evitar, por acreditar no Evangelho, na influência da Palavra, na força dos sentidos da Graça. Isso não sobreviveu às agruras do território de forma que a oferta moral de reformar a Igreja conduziu ao longo do tempo uma reforma da condução do Estado. Os principados que aderiram ao luteranismo no jogo agressivo do espaço moral e dos jogos de batalha introduziram as variações administrativa do inimigo potencial. Penas como a prisão perpétua e a pena de morte fizeram parte das novas determinações que, no final das contas, não são tão novas assim. A Lei Natural que estabelece a forma pela qual as sociedades humanas devem constituir o governo segue na defesa da religião do Estado conformada no modelo de Landeskirchen que mal começo a conhecer, o que não está previsto naquilo que Lutero alguma vez redigira, mas responde a alguns dos anseios e efeitos da ética protestante em sua germinação. Proteger dos pecados, proteger dos pecadores.
            Mas eu não sou fiel e sou de uma ignorância atroz no tema. Isto que redigi acima indica que, no final de contas, eu deveria me ater àquilo que eu de fato conheço e me entregar ao alcoolismo. Todavia, a pena de morte ainda me é um assunto caro, como tantos os outros que envolvem a morte, especialmente a morte alheia. Porque justificar a pena de morte a partir da variedade religiosa me parece um exercício interessante, especialmente partindo do fato de que tudo aquilo que não conheço pode ter supremacia. Como eu não sou fiel e serei acusado de falar do que não entendo repetindo a gama de acusações daqueles que sugerem só existir pensamento na primeira pessoa, é preciso dizer o que é que me incomoda.
            A religião em geral e a fundamentação dos costumes em pura religião é dos exercícios intelectuais e de dedicação mais apaixonantes que conheço. Não pratico por uma só razão que é a deficiência de formação que tenho, a mais completa falta de erudição necessária para tal. Contudo, à luz do relativismo mitigado de Marshall Sahlins, existe uma grande diferença entre refletir sobre a religião em geral e advogar pela religião em geral. E essa diferença pode ser encenada num drama recente que posso narrar em primeira pessoa. Ou quase.
            Duas semanas antes de uma viagem internacional que vim fazer, descobri que minha esposa estava grávida. Não por nenhum método divinatório ou inspiração, mas por sua própria voz. A viagem se deu, e tomamos todos os cuidados possíveis, ou seja, ou quase. O bebê quase resistiu à vida, mas veio a falecer ainda em seu ventre tendo sua condição vital revelada em uma maternidade que nos comunicou a morte em francês. Imediatamente o primeiro e o mais repetido consolo fora a de que isto é normal, que é uma forma de dizer que é uma condição geral da primeira gravidez e que nada de errado de fato aconteceu. Ou quase. Era meu primeiro filho no ventre de minha esposa e toda a regularidade do evento comparado com as outras perdas de filhos não me permite negar que se trata, por fim e ao mesmo tempo, de um momento de exceção. Era, não o filho dos outros, mas o meu. Ou quase.
            Há uma frase que ouvi da boca de alguém por quem não nutro simpatia, mas a frase é reveladora. A diferença só é importante como conceito quando é intolerável e a condução do luteranismo primitivo em Wittenberg é lúcido em mostrar que quase não há possibilidade em tomar uma decisão, em fundamentar uma ordem jurídica do ponto de vista da religião em geral, a não ser que a religião em geral possa de fato dar as caras na sua forma intolerável: a do inimigo. Assim, exercício da religião comparada e as forças do todo religioso parecem ter um freio interessante que me propõe um exercício de imaginação que gostaria de propor. Imaginemos que a pena de morte, por estar prevista e endossada pela maioria das religiões – o que eu não sei; desconheço – seja por fim razoável, e este anteparo da religião em geral é de alguma forma suficiente para estabelecer a autoridade do juízo em questão e, por conseguinte sua devida correção. Nisto, talvez uma cautela mereça atenção para que tudo isso não soe à legislação em causa própria. Quando os favoráveis à pena de morte só puderem ser julgados pelos seus adversários, especialmente em termos religiosos, mas também em termos de projeto de poder e se dispuserem a serem condenados à pena capital proferida por aquele que é, diante daquilo que determina a razão de ser das religiões monopolistas, o seu inimigo, eu penso em reconsiderar a minha posição com relação ao caso. Julgado e condenado à morte, talvez aceitasse ser condenado pelo governo, inimigo por definição.

9 comentários:

Michelle Siqueira disse...

A partir dessa ironia sutil e abrandada, que talvez só eu veja em razão do cultivo próprio de minha ignorância com relação ao autor do texto, fiquei convencida. No caso proposto, pela sugestão do exercício de imaginação, também eu estaria a favor. Plenamente de acordo desde já lá pelo meio do texto -- metida a adivinhar o arremate. Com a diferença que não é serenamente que hoje consigo estar contra.
Ainda ontem sofri uma agressão com palavras e posturas que têm me custado algumas horas para digerir. Oxalá não me comprometa com uma gastrite. Mas o que eu queria era dar o troco, nada mais. Isto no auge do apartado entre minha consciência política e meu temperamento animalesco. Não daria o assunto por resolvido, mas por saciado.

Beijinhos,

Michelle

PS: numa onda súbita de "o inferno somos nós", estou lendo História Política do Diabo, de Defoe... "Tendo assim trazido o Diabo para o domínio do aceitável [enumerou as guerras europeias em nome da religião], vou então deixá-lo entregue a vós, a fim de poder examinar qual das ordens poderá reivindicar tê-lo incluído nas suas fileiras: se os Papistas ou os Protestantes, e entre estes últimos, se os Luteranos ou os Calvinistas, e assim descendo até todas as várias denominações das igrejas, ver quem tem menos do Diabo no seu seio, e quem o tem mais; e se, mais ou menos, o Diabo não terá um lugar em cada púlpito, e um voto em casa sínodo (...)".

E só disse porque foi a sintonia primeira a vir até este seu texto.

Refrator de Curvelo (na foto do perfilado, restos da reunião dos Menos que Um) disse...

Não posso dizer que a passagem do Dafoe (the foe; o inimigo) é altamente relevante.Bien joué, cherie.

Demoro para responder, mas tenho ficado sem ter o que dizer para os seus comentários. Estou quase te dando meu blog.

Refrator de Curvelo (na foto do perfilado, restos da reunião dos Menos que Um) disse...

ERRATA:

Não posso DEIXAR de dizer que...

Michelle Siqueira disse...

Tem certeza da errata? É porque muda tudo...

(nem queira saber o que ando lendo e por quais caminhos ando enveredando depois que cheguei na terrinha... complexidade zero. E sigo em decadência.)

Michelle Siqueira disse...

Tem certeza da errata? É porque muda tudo...

(nem queira saber o que ando lendo e por quais caminhos ando enveredando depois que cheguei na terrinha... complexidade zero. E sigo em decadência.)

Refrator de Curvelo (na foto do perfilado, restos da reunião dos Menos que Um) disse...

Sim. Tenho certeza da errata Muda tudo, sim. A passagem do Dafoe é muito bacana e pertinente. E se você anda lendo coisas mais leves, quem sabe isso não lhe ajuda a suavizar o trato com a língua e lhe dar um tantinho de paciência com as frases que solta por aí. Por aqui tá bom. Continue assim.

Michelle Siqueira disse...

É que às vezes ter paciência é uma poda na liberdade de expressão. Mas você está certo. Fiquei ranzinza nestes dois segundos de resposta. Até próximo post.

Permafrost disse...

Conclusão muito bem argumentada. Si Fulano é à favor da pena de morte decretada à ele por seu inimigo e pelas regras do inimigo, então Fulano é coerente. (Ué, ¿cadê os Fulanos? De repente todo mundo sumiu…)

Refrator de Curvelo (na foto do perfilado, restos da reunião dos Menos que Um) disse...

Você provavelmente corresponde a 30% dos leitores regulares deste blog, Perma. Não tem Fulanos por aqui, ainda que eu quisesse muito ouvi-los a respeito.