quarta-feira, 27 de março de 2013

Não foi um raio. Foi John Manuel Monteiro.


Um ano atrás. Ri como com a mesma força com que tive que conter a graça. Um seminário qualquer como os que ocupam a agenda de qualquer pós-graduação, povoada de reuniões e meias-decisões recheadas de vento, feito pastel de histórias infanto-juvenis. Entra no recinto John Monteiro. O que dizer? Lento. Lento, mesmo. Cuidadoso, é verdade, mas lento. Os passos dados à forma de escolher não somente as palavras, mas também a flexão adequada de cada fonema, o que é a forma de falar de um estrangeiro cuidadoso. Entrou no auditório nos mesmos passos de estrangeiro cuidadoso, devagar e, sobretudo, sorridente ao primeiro contato visual. E ao segundo. Ao terceiro, pessoa a pessoa. No quarto, e este era eu, sorriso dado com a flexão correta, sorriso que não se desfez por inteiro até que viesse, logo mais, a digitar sua primeira nota em seu computador de colo, quando outra flexão, lenta, se dá no rosto produzindo a forma inversa do sorriso, uma lua minguante de quem decifrava o que o palestrante disse, dizia ou viria a dizer. Quando havia passado por mim, passou também por uma amiga. Ela, mais antiga do que eu na Unicamp ainda não conhecia a figura de John por inteiro. Nunca o tinha visto. Vi que acompanhou a figura larga e alta do professor americano com a mesma lentidão com a qual ele mesmo descia a rampa que corta o auditório ao meio. Ao pé do ouvido, o assombro em tom de chiste: “Nossa! Um raio atingiu esse homem?”. Ri a sair leite pelo nariz, ainda que só pudesse fazer silêncio. Silêncio que se repete hoje, já sem graça, por saber que não. Não foi um raio, mas um carro.
O mal começo de uma homenagem que não sei fazer continua na forma das brincadeiras que a lentidão de John figurava nas conversas mais irresponsáveis. A forma de coçar a cabeça com a palma da mão voltada para baixo pousada suavemente no topo do crânio com os dedos apontando a testa é, seguramente, aquilo que mais ouvi repetição. Irresponsáveis é quando podemos agir desta forma. A lentidão de John nos servia da caricatura na sua variedade de formas e manutenção do ritmo, o estrangeiro cuidadoso. Talvez eu pudesse listar uma quantidade de piadas ouvidas ou inventadas para estas notas ao ponto de reduzi-las a um anexo de pesquisa. Mas para fazer tal lista, precisaria inventar quase todos os outros casos.
O curioso é que a malícia de tecer comentários desabonadores nunca teve muito sucesso com a figura de John. O veneno que destilamos diariamente no hábito de fazer fofocas e destruir a imagem alheia com o que lhes é, e nos é pior, parecia ter lhe afetado somente de forma colateral. A lentidão peculiar de gestos variados, por exemplo, ao invés da cegueira que atinge a tantos golpeados pela potência ofídica, pode ser encarada desta forma. Na integridade simples e no trato horizontal, John Monteiro tinha construído sua imunidade ao nosso veneno anti-monotonia adquirindo talvez uma única marca deixada por uma substância ruim, transformando-se em um passante que caminha lentamente. O caso é que John é, para além da caricatura, um estrangeiro cuidadoso que, para além da relação com o país o qual abraçou como historiador, professor e um perfect speaker da língua portuguesa, estava atento a ritmos um pouco mais sutis. Caminhava escolhendo a flexão de cada sílaba, lenta e cuidadosamente porque há de se fazê-lo da mesma forma que falar baixo é uma tática de se fazer ouvir. Devagar também é uma velocidade. O choque então está em saber que tenha partido tão rapidamente numa colisão provocada por um nativo descuidado deixando claro que perdemos alguma passagem de uma narrativa que acelerou sem nos darmos conta.

O falecimento de John Manuel Monteiro. Esta foi a razão de Raúl Contreras me escrever ainda hoje, tão cedo, razão pela qual escrevo mesmo sem ter propriedade alguma em fazê-lo. De tantos tão próximos, de tanto tempo juntos, eu confesso ter chegado no que parecia ser o meio da história e, coisas da vida, já estavam quase no fim da festa. Mesmo que longe de ter contraído maior intimidade, me sinto obrigado a manifestar eu ter sentido sua morte com o peso e as lágrimas que esse tipo de vento traz. Não sei definir com clareza como seria isto, e nem por quê.  Mas, assim como John, Raúl é alguém que conheço desde antes de tê-lo visto de fato, dado que sua figura já estava distribuída na trama dos amigos em comum que temos. E, de alguma forma via entre John e Raúl um ar de família, digo, uma parecença, uma coisa delicada que tem o odor da cautela, e que entendo como um certo carinho no trato, uma paciência na lida que vim a saber, pode ser um traço da Linhagem, os alunos que John nos legou, tantos deles amigos de momentos tão difíceis e caros. Legado raro. 
Se via Raúl pelos olhos alheios de um amigo em comum, igualmente um sincero admirador de John como professor, o mesmo se deu com o mesmo John que me foi apresentado alguns anos antes de finalmente apertarmos as mãos, por via de seu livro Negros da Terra que li quando ainda livreiro e esquecido de me dedicar à pesquisa em antropologia. Mais adiante, conduzido por meu orientador Ronaldo Almeida nos demos as mãos, no que John estendeu a sua, lenta, mas firmemente. E é aqui que as brincadeiras sempre acabam. Não porque as deixamos de fazer, mas porque elas perdem força, não conseguem seguir adiante. O aperto de mão, firme. O olhar, direto. A conversa, franca, doce. Lenta como deve ser, de assuntos outros, de paisagem euro-americana, de modernistas e seus intelectuais destacáveis conforme a preferência da casa. E de supetão, já não tenho mais com quem conversar sobre as aventuras de William James na floresta amazônica, tema que lhe serviu de mote para me presentear com um livro organizado por sua esposa, Maria Helena Machado, e traduzido por ele mesmo, com vistas numa conversa futura. Não deu. Fomos brutalmente interrompidos. E ainda assim, mesmo tendo sobrado à mesa com a conversa cortada sei que, no final das contas o privilégio foi meu, ainda que por tão pouco tempo. Mas saber disso é saber muito pouco. 

8 comentários:

Dani Araújo disse...

Outros colegas já comentaram sobre o delicioso senso de humor do Prof. John. Lembro de uma aula na pós, quando uma das alunas se desculpou por ter que sair mais cedo da aula para ter que cuidar da filha, ainda bebê, para que o marido pudesse cumprir com o compromisso. Ele, com o sorriso preciso de sempre, disse algo nessas linhas: "Você poderia tê-la trazido a aula. É conhecido o poder do meu tom de voz, ela dormiria o tempo inteiro". Suspeito que John soubesse que, por trás das nossa irresponsável jocosidade, houvesse a genuína expressão do afeto que tínhamos por ele, em uma dessas peculiares formas que as hierarquias sociais muitas vezes lhe dão.

Refrator de Curvelo (na foto do perfilado, restos da reunião dos Menos que Um) disse...

Dani;

Obrigado por anotar esta história deliciosa. Confesso que estava receoso em escrever algo no tom que redigi. Como nunca fui aluno do John, vi-me sem alternativa alguma senão lidar com o John que eu sabia existir. Oxalá que a sua seja somente a primeira de outras tantas histórias pitorescas que o nosso estrangeiro cuidadoso protagonizou. Isso quer dizer que este blog está aberto a receber todas as demais que porventura façam coro a boa memória que temos, a mesma que ele mesmo nos deixou.

Anônimo disse...

Putz, alguém que diante da morte de uma pessoa tão especial como o John só consegue escrever sobre a lentidão dele, ou é um boçal ou é um egocêntrico. Provavelmente ambos. Arrependido de ter clicado no link.

Refrator de Curvelo (na foto do perfilado, restos da reunião dos Menos que Um) disse...

Ler com calma às vezes ajuda, antes de omitir juízo. Esta é, seguramente, uma das coisas aproveitáveis em se mover mais devagar. Ler até o fim também é um segundo exercício, que evoca paciência. Uma coisa e outra igualmente ligadas à lentidão, lentidão que só é ofensa para quem, no final das contas, é apressado, como cru e morre pela boca.

Lucybeth Arruda disse...

Convivi com John como meu professor-orientador nos últimos sete anos... E uma coisa é certa... John era um profundo conhecedor do tempo. Ele sabia como funcionava o tempo. Tenho saudades do seu tempo de fala.

Refrator de Curvelo (na foto do perfilado, restos da reunião dos Menos que Um) disse...

Somos dois desde já, Lucybeth. Na verdade, somos 3, 4, uma porção de gente. Mais do que eu saberia contar.

Anônimo disse...

O Departamento de História da UFSM e seu PPG em História, quem têm unicampistas de coração, como eu e as historiadoras Glaucia Vieira Ramos Konrad, Beatriz Ana Loner e Beatriz Teixeira Weber, sentem-se consternados com a perda precoce do John Manuel Monteiro. Nosso colega Júlio Ricardo Quevedo dos Santos, também pesquisador sobre questões indígenas, foi o portador de tão triste notícia. Que nestes momentos, a Maria Helena, seus filhos e todos os queridos do John tenham o nosso abraço carinhoso e solidário desde a UFSM, pois a obra deixada por John continuará a ser referência por aqui.
Diorge Alceno Konrad
Chefe do Deparamento de História da UFSM

Anônimo disse...

texto muito massa! se permite, só uma correção. não foi descuido do taxista: o volante do carro quebrou por um defeito de fabricação, fazendo-o capotar até a pista contrária. jp.